quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Teatro no Intensivo de Verão

De caráter experimental e investigativo, buscando a desinibição social nas relações humanas , propondo a investigação prática da atividade de criação teatral e utilização do espaço em torno do qual se dá essa atividade, e ensinando possíveis caminhos dentro da trajetória corporal e de memória de cada participante, é que o BALAIO DAS ARTES ESPAÇO DE EXPRESSÃO propõe mais uma edição Oficina Intensiva de Teatro de verão com o ator e produtor cultural Rodrigo Marquez, ator de diversos espetáculos em Porto Alegre, já tendo trabalhado com diversos diretores de teatro do Estado, como Jessé Oliveira (Nos espetáculos A Guarda Cuidadosa – 1999/2000 e Canto de Cravo e Rosa – 2007/2012); Paulo Berton ( Mesa pra Seis – 2001 e Canção do Exílio – 2007) e Daniel Colin (IntenCidade 1ª: Voar - 2009 e Wonderland e o que M.Jackson encontrou por lá (2010), pelo qual ganhou o Prêmio o Açorianos de Teatro adulto, como Melhor Produção do ano de 2010.
Rodrigo foi, por quatro anos, membro do Grupo Teatro Sarcáustico onde além de atuar, foi diretor de produção e divulgação tendo produzido os espetáculos Jogo da Memória, Há Vagas para Moças de Fino Trato,IntenCidade 1ª Voar, A Vida Sexual dos Macacos e o já citado Wonderland. É graduado pelo Departamento de Arte Dramática da Ufrgs em interpretação teatral, com especialização em Pedagogia da Arte pela mesma instituição, tendo uma consolidada carreira de mais de doze anos nos palcos gaúchos.
Como professor, Rodrigo já ministrou oficinas no Projeto de Descentralização da Cultura (2004-2005), na Casa de Artes Baka e na Casa de Cultura Mário Quintana. As aulas acontecerão de 16 a 27/01, de segunda a sexta-feira, das 20h30 as 22h30. No total serão 10 encontros, sendo divididos em temas, abordando conceitos práticos de Corpo, Voz, Dramaturgia e Criação de personagens. As aulas terão como enfoque em seu início preparação do corpo e voz do aluno , para estruturar uma linguagem única no seu aparato físico de forma que ele se abra para o ambiente ao seu redor, e possibilite o estar disposto e aberto para criar, despertar e experiênciar sensações que vão auxiliar na construção dos corpos performáticos em sala de aula. Também ver como isso se dispõe no espaço cênico e as interferências que a arquitetura do local possibilita e vai de encontro com a criação cênica. Por intermédio de exercícios e jogos, e posteriormente, de improvisações, os alunos trabalharão suas capacidades expressivas e comunicativas, aliados à leitura ou escritos não necessariamente teatrais que suscitem a completa coesão entre a palavra escrita e palavra falada, uma sobrepondo-se a outra como mecanismo de comunicação entre os participantes e suas criatividades. No último dia apresentaremos trabalhos em pequenos grupos ou individuais.
Essa oficina estará aberta para participação de adultos e jovens a partir de dezesseis anos.
Serviço:
O que: Oficina de Teatro para Atores e Não Atores com Rodrigo Marquez Quando: De 16/01 a 27/01, segunda a sexta-feira das 20h30 às 22h30.
Onde: BALAIO DAS ARTES - Espaço de Expressão(Rua Otávio Corrêa, 35 – Bairro Cidade Baixa)
Quanto: A Oficina custa R$ 150,00.
Inscrições e informações: (51) 3084 1320 ou (51) 9626 4292

Nenhum comentário:

Postar um comentário